quinta-feira, 1 de março de 2012

MP denuncia motorista de Camaro que causou acidentes em SP

 FONTE: G1.COM


Acidente com Camaro deixou morto na Zona Norte  (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AE)Acidente com Camaro deixou morto na Zona Norte
(Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AE)
O Ministério Público fez uma acusação formal à Justiça contra Felipe de Lorena Infante Arenzon, que provocou um acidente que causou a morte de uma pessoa no dia 30 de setembro de 2011, na Avenida Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, na Zona Norte deSão Paulo. Arenzon foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e três tentativas de homicídio porque dirigia seu veículo, um Camaro, em alta velocidade, provocando uma série de acidentes. Segundo a denúncia, ele estava embriagado e fugiu sem prestar socorro às vítimas.
Na denúncia, o promotor de Justiça André Luís Bogado Cunha, do 2º Tribunal do Júri, pede que Arenzon seja julgado pelo Tribunal do Júri. A denúncia foi oferecida no dia 17 de fevereiro e informada pelo MP à imprensa apenas nesta quinta-feira (1º). Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, ainda não havia uma decisão até o início da tarde desta quinta se Arenzon irá ou não a júri popular.
Até as 12h45 desta quinta-feira a defesa de Arenzon não foi localizada para comentar a denúncia do Ministério Público.
"Ainda em alta velocidade, na Avenida Pompéia, o Camaro de Arenzon atingiu um Fox que estava estacionado. Mais uma vez o motorista não parou, até que na Avenida Inajar de Souza atingiu a traseira de um veículo Towner Truck, que estava parado na via aguardando a abertura do semáforo. Com o impacto, a Towner se incendiou, o que provocou a morte do motorista do veículo, Edson Roberto Domingos", informou o MP.Acidentes
Ainda segundo a acusação formal do MP, Arenzon ficou até pouco depois das 6h do dia do acidente na casa de shows Villa Country, na Água Branca, na Zona Oeste, "onde consumiu grande quantidade de bebidas alcoólicas". Para o MP, ele saiu do local dirigindo em alta velocidade e na Avenida Sumaré, em Perdizes, bateu em dois veículos.
"Na sequência, o Camaro ainda atingiu um Fiat, provocando ferimento em seus três ocupantes. Felipe Arenzon fugiu sem prestar socorro às vítimas e se escondeu em uma residência nas proximidades, onde acabou localizado pela polícia após indicações de moradores do bairro", diz o MP. O estudante chegou a ser preso em flagrante, mas pagou fiança de R$ 245 mil, estipulada pela Justiça.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o delito foi cometido porque Arenzon “imprimia alta velocidade ao seu veículo com o claro propósito de evadir-se dos locais onde havia praticado outros crimes, a fim de assegurar a sua impunidade”.

Inmet registra maior temperatura de um mês de março em SP

 FONTE: G1.COM



Paulistanos foram às piscinas para se refrescar em tarde de calor (Foto: Oslaim Brito/Futura Press)Paulistanos foram às piscinas para se refrescar em tarde de calor (Foto: Oslaim Brito/Futura Press)









A acidade de São Paulo registrou nesta quinta-feira (1°) o recorde de temperatura de um mês de março. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros na capital paulista atingiram 34,3°C às 16h. A temperatura foi registrada no Mirante de Santana, na Zona Norte, onde é feita a medição oficial. De acordo com o Inmet, nunca foi registrada uma temperatura tão alta no mês de março desde o início das observações feitas pelo órgão, em 1943.
É também a maior temperatura registrada desde o dia 15 de outubro de 2008, quando foram registrados 34,5°C na cidade.
A orientação da Defesa Civil é para que sejam evitados exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h enquanto a cidade permancer em atenção. Os ambientes devem ser umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros. O ideal é beber bastante água.O forte calor desta quinta foi causado por uma massa de ar quente e seco que chegou à capital paulista. Por conta da baixa umidade, a Defesa Civil colocou toda a cidade em estado de atenção desde as 12h15, quando o índice estava abaixo dos 30%, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Quem não tomar essas medidas preventivas pode sofrer de ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, ficar com o nariz entupido ou com sangramento, ter tosse e dificuldade para respirar, além de crises de asma. Há ainda o aumento do risco de infecções respiratórias, piora de doenças pré-existentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Às 17h, a umidade relativa do ar em São Paulo estava na casa dos 40%, com tendência de aumento até o início da noite. A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva e leve queda nas temperaturas, por conta de uma frente fria que deve chegar à capital.

Estudo revela que 22% dos latrocínios ocorrem durante assalto a casas

 FONTE: G1.COM


Um estudo divulgado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (1º) aponta que 22% dos 308 latrocínios (roubos seguidos de morte) ocorridos no estado de São Paulo em 2011 aconteceram quando criminosos tentavam assaltar residências.
Para o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Jorge Carlos Carrasco, o número alto reflete a sensação de segurança dentro da residência. "Em casa, a pessoa se sente mais protegida e pode acabar reagindo", disse.
A maior parte dos crimes (43%) aconteceu à noite. Só 15% ocorreram de madrugada. Dos 308 latrocínios, 87 ocorreram na capital, 74 na Grande São Paulo e 147 no interior. Outro dado significativo é a posição em que as vítimas foram encontradas - 26% delas estavam sentadas em seus veículos quando foram baleadas. O número mostra que muitas das mortes podem ter ocorrido quando as vítimas esboçaram algum movimento. "É difícil dizer se há premeditação [em um latrocínio]. O melhor é não tirar o cinto de segurança, não fazer ações bruscas", disse Carrasco.De cada 100 latrocínios, 97 foram cometidos por homens, a maioria com idade entre 18 e 25 anos. Dos 246 criminosos identificados, 45% possuíam algum antecedente criminal. A maioria dos assassinos (58%) têm entre 18 e 25 anos; 25% entre 26 e 35 anos; 4% entre 36 e 44 e 13% entre 12 e 17 anos.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirma que, "depois de uma alta de 20,9% em 2011, os latrocínios se mantiveram estáveis em janeiro, com aumento de um caso, de 22 para 23".
Vítimas
O perfil da vítima também foi analisado. Segundo o estudo, 79% das pessoas mortas após serem assaltadas eram homens; 40% tinham entre 36 e 55 anos; 30% entre 16 e 35 e 16% entre 56 e 65 anos.
O delegado Luiz Fernando Lopes Teixeira, da Delegacia de Repressão a Latrocínios e Chacinas do DHPP, afirmou que os crimes dessa natureza estão pulverizados pela cidade de São Paulo. "A gente tem observado que não há uma incidência preferencial em bairros nobres. Os latrocínios estão espalhados no município", disse.
O índice de esclarecimento dos crimes de latrocínio ficou em 48%. O número é considerado satisfatório, segundo o diretor do DHPP.
O delegado-geral de São Paulo, Marcos Carneiro, em entrevista ao G1 na segunda-feira (27) disse que neste ano a Polícia Civil vai combater quatro crimes de forma mais incisiva: roubo a residência, roubo a comércio, roubo e furto de veículo. “Principalmente os três primeiros, que são crimes que têm violência, em que a pessoa está com uma arma de fogo ou com uma faca para fazer o crime.”
Segundo Carneiro, a maior preocupação é quanto ao roubo a residência. “É quando o pai de família fica desesperado, com medo que aconteça alguma coisa com os filhos, e muitas vezes acaba tendo uma atitude drástica que acaba acarretando na morte dele.”

TRÂNSITO E METRÔ AGORA EM SÃO PAULO

 FONTE: CET SÃO PAULO E METRÔ DE SÃO PAULO.


TRÂNSITO.
114 KM OU 13,1% DOS 868 KM MONITORADOS PELA CET APRESENTAM LENTIDÃO.


ZONA NORTE: 18 KM DE LENTIDÃO OU 16%
ZONA OESTE: 15 KM DE LENTIDÃO OU 14%
CENTRO: 20 KM DE LENTIDÃO OU 18%
ZONA LESTE: 16 KM DE LENTIDÃO OU 14%
ZONA SUL: 42 KM DE LENTIDÃO OU 38%


METRÔ.


LINHA 1 OPERAÇÃO NORMAL
LINHA 2 OPERAÇÃO NORMAL
LINHA 3 OPERAÇÃO NORMAL
LINHA 5 OPERAÇÃO NORMAL