quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comandante da PM reitera ida de PMs para a prisão comum.


O novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberval França, reiterou a afirmação que o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, fez ontem (24) após a cerimônia de passagem de comando. Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (25) no Expo Center Norte, o coronel deixou claro que a PM não concorda com os desvios de conduta de seus membros. Dos 197 policiais que estão no Presídio Militar Romão Gomes, 56 já foram demitidos ou expulsos da corporação e irão para as penitenciárias comuns nos próximos 30 dias.

Faz parte da nova política da PM agilizar os processos de demissão e expulsão, além de tornar as penas mais duras para os policiais. A maioria dos que estão presos se envolveram em crimes de roubo, latrocínio e tráfico de drogas. “São pessoas que mancharam a imagem da PM e desonraram o compromisso que fizeram com a sociedade. Do nosso ponto de vista, devem ser tratados como criminosos comuns”, afirmou Roberval. Se eles forem alvo de ameaças dos outros presos, serão levados para celas isoladas do grupo (tratamento que já é dado a todos os detentos ameaçados pelos seus colegas de cela), segundo o comandante.

A mudança está entre os objetivos do coronel, que abrangem ainda a melhora da estrutura da polícia e o desenvolvimento de novas estratégias de operação. Essa reformulação será feita com base em análise de indicadores e tendências criminais, mapeamento dos crimes e a pronta resposta da polícia. A estratégia envolve a criação de novos serviços para a população e o aprimoramento dos existentes, além das parcerias com outros órgãos que possam colaborar com a segurança. Todas as medidas serão tomadas com o objetivo de fazer com que a polícia não apenas controle a ordem pública, como acolha o cidadão. “O principal objetivo é fazer dele um agente de proteção”, explica o coronel Roberval.

Sobre o aumento dos crimes contra o patrimônio, o coronel acredita que, como o país passa por um grande crescimento econômico, São Paulo acaba se tornando atraente para os bandidos por conta das ofertas de emprego. O principal desafio é conter o roubo de veículos, já que o Estado tem cerca de 40% da frota do país. Já o combate contra o homicídio teve sucesso nos últimos anos.

Ao final da coletiva, o comandante afirmou que os policiais que trabalham na rua são o maior valor da corporação. Por isso irá buscar melhorias nos recursos e salários dos profissionais. “O bom policial será recompensado e o mau policial será responsabilizado pelos seus atos e expulso da PM.”

VOO PELA VIDA


ÁGUIA (4) SOCORRE MOTOQUEIRO ACIDENTADO NA ZONA OESTE, PRÓXIMO A PONTE CIDADE JARDIM.


O motoqueiro foi levado até o Hospital das Clínicas (SP).


Justiça proíbe abordagem da PM a morador de rua na cracolândia.



A 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que um morador de rua tem o direito de circular a qualquer momento na cracolândia (região central de SP) sem ser abordado pela PM.

O pedido de salvo-conduto foi feito pelos defensores públicos Bruno Shimizu e Daniela de Albuquerque. Eles afirmam que Carlos Eduardo de Albuquerque Maranhão foi submetido a constrangimento ilegal pela ação da PM na cracolândia, no começo do ano.

Segundo os defensores, após o início da operação vários moradores de rua comunicaram à Defensoria Pública a prática de abusos por PMs. Eles dizem que Maranhão foi abordado em três ocasiões, em uma semana, tendo sido humilhado e ameaçado pelos policiais que, sequer, apresentaram justificativa para a abordagem.



Justiça manda casal pagar pensão à avó e ao pai de atropelado por jipe


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu nesta quarta-feira (25) que o empresário Roberto de Souza Lima e a nutricionista Gabriela Guerrero Pereira devem pagar uma pensão de R$ 3,2 mil mensais à avó e outra de R$ 2 mil ao pai do administrador de empresas Vítor Gurman. O jovem foi morto em 28 de julho de 2011 após ser atropelado pela Land Rover do casal, na noite de 23 de julho, na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo.