quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Culinária


11/08/2011.


HOJE: TUTU DE FEIJÃO.

Bahia

11/08/2011.

Acidente mata 9 operários


Queda de elevador na Av. ACM mostra descaso com trabalhadores do setor.
Os números são alarmantes e impressionam. A Bahia já representa o estado com maior número de mortes em
acidentes de trabalho no país. Na manhã desta terça-feira (09), mais um acidente na indústria da construção civil matou nove operários após queda de um elevador na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Salvador.
Com a sexta maior economia do País, a Bahia ocupa a sétima posição na quantidade de registros de acidentes de trabalho, sendo superado por São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No entanto, é o primeiro em número de casos dentre os demais Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Apenas no acidente de hoje, nove trabalhadores morreram após a queda de mais de vinte andares do elevador do prédio em que trabalhavam. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente que vitimou os operários Helio Sampaio, José Roque dos Santos, Jairo de Almeida Correia, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes dos Santos, Manoel Bispo Ferreira, Antonio Reis do Carmo, Antonio Elias da Silva, Antonio Luiz Neves dos Reis.
“Já são 53 acidentes com 13 mortes na construção civil em Salvador, até agosto deste ano, o que demonstra que algo está errado. É evidente e notório, o descaso do patronato do setor, que só visa o lucro, sempre, e pouco ou nada investe na segurança destes trabalhadores”, salienta o presidente da CTB ( Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), regional Bahia, Adilson Araújo, que alerta para a situação de vulnerabilidade dos trabalhadores.
 

Para o secretário de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB, Fernando Dantas, é preciso continuar lutando por melhores condições de trabalho, para que o estado não expresse números cada vez maiores de vítimas fatais, como na construção civil. “Existe muita irresponsabilidade por parte do empresariado. As mortes previsíveis, anunciadas, evidenciam o descaso com a vida do trabalhador. Estamos cansados de avisar às autoridades, mas a fiscalização e o investimento em segurança são insuficientes”, denuncia.
Dados coletados entre os Sinduscon de cada estado revelam que os acidentes mais comuns são quedas de andaime, choque elétrico, soterramento e o trabalhador ser atingido por algum objeto. “As autoridades responsáveis devem fazer a sua parte para evitar a negligência dos construtores. O maior problema é que Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA), a quem cabe fiscalizar os canteiros, dispõe de um número insignificante de fiscais no estado, afirma Adilson Araújo.

Salvador Notícias

Brasília.

11/08/2011.

Oposição coleta assinaturas para criar CPI da Corrupção


Parlamentares da oposição iniciaram hoje a coleta de assinaturas para criar a "CPI mista da corrupção", encarregada de investigar denúncias de irregularidades em órgãos da administração federal, sobretudo nos ministérios dos Transportes, Cidades, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Trabalho, Turismo, além da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valec, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ou seja, em todos os órgãos envolvidos em denúncias de fraudes nos últimos meses.
A nova tentativa de investigar desvios de recursos públicos substituirá a CPI dos Transportes, do Senado, que chegou a ser protocolada com as 27 assinaturas de apoio exigidas pelo regimento da Casa. Mas o governo conseguiu convencer os senadores João Durval (PDT-BA), pai do prefeito de Salvador, João Henrique, e o suplente Reditario Cassol (PP-RO), pai do senador Ivo Cassol, a retirarem as assinaturas, inviabilizado a investigação.
Nesta nova tentativa, a oposição vai exibir na internet material mostrando "quem é que quer a faxina e quem é que quer apenas da boca para fora", informou o presidente do DEM, senador José Agripino (RN). "Os que assinaram querem investigação. Os que não assinaram estão pousando para a plateia", acrescentou. Para o senador, isso não é um mecanismo de pressão, mas "um mecanismo de clareza de procedimento".
São necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores para viabilizar uma CPI. O requerimento da "CPI da corrupção" foi fechado na manhã de hoje, na reunião de deputados e senadores do PSDB, DEM, PPS e PSOL. O documento traz um resumo das ultimas denúncias publicadas na imprensa, o que é chamado pela oposição de "encadeamento de escândalos".

Fonte: Agencia Estado

Jornal de Brasília

Rio de Janeiro

11/08/2011.


PMs prendem homem e três menores suspeitos
de tráfico de drogas em favela pacificada do Rio


http://i2.r7.com/1108ss7aa.jpg

Policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no morro da Coroa, no centro do Rio, prenderam um homem e apreenderam três menores na manhã desta quinta-feira (11) sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.
Com eles foram apreendidas duas pistolas 9 mm, duas granadas e uma quantidade não especificada de maconha, cocaína e crack.
Segundo o capitão Elton Costa, comandante da UPP Coroa/Fallet/Fogueteiro, os quatro foram surpreendidos durante um patrulhamento de rotina no morro da Coroa. Ao avistarem a polícia, os suspeitos tentaram fugir, mas foram alcançados pelos PMs.
O preso, os menores e o material apreendidos foram levados para a delegacia da Cidade Nova (6ª DP).
Outro menor apreendido
No último sábado (6), um adolescente de 16 anos foi apreendido com duas granadas. De acordo com a polícia, o menor de idade é suspeito de participar de um ataque a policiais no morro da Coroa em junho passado. Um dos agentes teve a perna amputada.
Suspeitos presos
Em julho, outros dois suspeitos do ataque foram presos. Um dos deles, identificado como Terror, de 23 anos, foi detido no morro da Coroa e é apontado como um dos líderes do tráfico.

Já outro suspeito, identificado como Máscara, foi detido no complexo de favelas do Caju, na zona portuária do Rio.

R7.COM

São Paulo

11/08/2011.


Protesto por reabertura da Feirinha
da Madrugada fecha avenida do Estado



Feira da Madrugada

Um grupo de comerciantes protesta pelas ruas do Brás, na região de São Paulo, pela reabertura da Ferinha da Madrugada, fechada pela Guarda Civil Metropolitana para fiscalização desde o último sábado (6). O protesto começou na rua Monsenhor Andrade e, por volta das 11h30, fechava a avenida do Estado.

O retorno às atividades normais de comércio na feira será feito em etapas. Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (sem partido), algumas lojas seriam reabertas até o final desta semana.
O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, se reuniu na tarde desta segunda-feira (8) na Igreja Assembléia de Deus, no bairro do Brás, com comerciantes cadastrados do Pátio do Pari para explicar os trabalhos realizados pela fiscalização. As informações são da Secretaria.
A fiscalização envolve as Polícias Federal, Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, agentes das Receitas Federal, Estadual e Municipal, CPTran (Companhia de Polícia de Trânsito), CET, as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e de Coordenação das Subprefeituras, a Vigilância Sanitária (Saúde), o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (Ministério da Justiça) e a Secretaria da Justiça. A operação está sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual . 


De acordo com o secretário, há mais de dois meses o local vem sendo filmado e fotografado pelos órgãos de inteligência.


R7.COM