domingo, 2 de março de 2014

Novo Cangaço: Polícia acuada, população presa e serviços bancários prejudicados.


Base da PM em Conchas, interior paulista, depois de ataque de fuzil, fica protegida com blocos de cimento.

 

As ações do novo acuam a polícia, colocam a vida de moradores em risco e afetam serviços bancários. Assim que os bandidos entram no município, dois deles vão para o posto da Polícia Militar e disparam sem parar com fuzis de AK-47 e AR-15. Em Avaí, cidade de 4,9 mil habitantes, em janeiro, eles atiraram contra dois policiais que estavam na viatura na frente da base e tiveram de fugir rastejando. Em julho do ano passado, em Conchas, cidade de 17 mil habitantes, o policial Antônio Machado Neto, 45 anos, morreu com um tiro de fuzil dentro da base da PM ao tentar se esconder de disparos. Na janela, de frente da base, policiais improvisaram barricadas de tijolos de concreto para evitar ataques.

 

Além dos riscos, as ações impõem restrições aos moradores. Em Avaí, os caixas da agência em janeiro até hoje não funcionam. Em Santa Branca, cidade de 13 mil habitantes alvo de ataque no Estado, no dia 22, as três agências bancarias passaram a semana fechada. "Foram dez minutos de disparos. Chegam a atirar na janela de uma vizinha", conta Sandra Maria dos Santos, de 49 anos.

 

Em Conchas, onde a ação aconteceu há sete meses, os moradores ainda reclamam. "Os bancos têm pouco dinheiro para evitar o roubo. Sacar R$ 100 em um final de semana é quase impossível", diz o comerciante Reginaldo Gobbo, de 54 anos.

 

A polícia diz que as quadrilhas preferem agir no início do fim de semana, pelo volume do dinheiro. Segundo a Febrabam, os caixas são abastecidos conforme a demanda.

 
 
OPINIÃO: A polícia está acuada, de 4, a população está presa dentro de casa e o governo não faz nada, simplesmente aprova os bandidos e punem os policias se eles fazem alguma coisa. O Brasil já é piada internacional e agora só falta a lona e formar o CIRCO.