segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Polícia de SP fará operação permanente em locais com mais crimes





A polícia fará operações permanentes de combate à criminalidade nos locais com maior registro de violência no Estado. A afirmação foi feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na manhã desta segunda-feira (29) durante entrevista coletiva. Apesar da escalada de violência registrada nos últimos dias na Grande São Paulo, Alckmin ainda nega que esteja ocorrendo uma "guerra velada" entre policiais e bandidos.
O fim de semana foi violento em várias regiões da capital e região metropolitana. Mais de 40 pessoas foram baleadas e, dessas, pelo menos 28 morreram.
Pela quinta madrugada seguida, foram registrados vários assassinatos em São Paulo. Ao menos dez pessoas foram mortasentre a noite do domingo (28) e a manhã desta segunda-feira (29), na Grande São Paulo. Ao todo, foram 14 baleados, quatro deles ficaram feridos.
Saturação
A Polícia Militar de São Paulo iniciou, também na madrugada desta segunda-feira, a Operação Saturação na favela de Paraisópolis, zona sul da capital. O objetivo da ação é a prevenção e combate a todas as formas de crime. Nessa operação, pelo menos duas pessoas foram presas, segundo Alckmin.
— Nós tivemos grande apreensão de maconha, cocaína, fuzil, revólveres, munição e duas pessoas foram presas.
O governador afirmou que essa operação vai ser levada a outras regiões não só da capital e região metropolitana, mas também para outras cidades do Estado.
—Vai ser permanente, ela vai mudando de região de acordo com a inteligência da polícia.
Sem guerra
Quanto à violência dos últimos dias, Geraldo Alckmin continua negando que exista um guerra entre policiais e criminosos.
—Não, não tem nenhuma gerra.
Ele ainda descartou a possibilidade de troca no comando da Secretaria de Segurança Pública. Por enquanto, o secretário Antônio Ferreira Pinto vai continuar no cargo.
—Ferreira Pinto é uma pessoa primeiro, honesta; segundo, tem conhecimento jurídico, é um homem da lei, é um promotor de Justiça, é um membro do Ministério Público; terceiro, conhece a polícia porque ele é oficial da Polícia Militar, ele fez academia do Barro Branco. Ele foi capitão. Ele conhece o sistema penitenciário, foi secretário da administração penitenciária. Difícil ter uma pessao que tenha o nível de conhecimento, a formação que ele tem.
Geraldo Alckmin credita a escalada de violência às ações da polícia que cortaram o fluxo de dinheiro do crime organizado.
—Você, em determinados momentos, aperta como São Paulo está fazendo, no enfrentamento do crime organizado, especialmente no tráfico de drogas, e acaba tendo reação. O que tem que fazer é perseverar, ter serenidade e agir firme como a polícia esta´agindo e nós vamos avançando. Isso aí é que cortou o fluxo de dinheiro para essas organizações.

PM prende suspeito de integrar PCC na favela de Paraisópolis




Cinco pessoas foram presas e mais de 130 kg de drogas foram apreendidas até as 14h desta segunda-feira (29) durante a Operação Saturação da Polícia Militar (PM) na favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. Entre os detidos na ação, iniciada durante a madrugada com efetivo de 500 homens, está Edson Ferreira dos Santos, de 31 anos, o Nenê, apontado pela polícia como membro da facção PCC (Primeiro Comando da Capital). Ele seria o responsável por fazer os julgamentos na comunidade, função conhecida como disciplina.

Ferreira estava com um fuzil calibre 762 e um tijolo de maconha. Além dele, foram detidos pai e filho dentro de uma van escolar, com revólver e munição de pistola 380, uma mulher com três carregadores e munição de calibre 40, e um homem com uma moto roubada. Entre as drogas apreendidas na ação, estão 130 kg de maconha, 6 kg de cocaína e 50 frascos de lança-perfume. O material estava dentro de um barraco vazio, segundo a polícia.

Iniciada na madrugada, a Operação Saturação na favela de Paraisópolis visa, segundo o a Secretaria de Segurança Pública, combater a criminalidade na comunidade, que tem cerca de 80 mil habitantes. A operação utiliza policiais do Batalhão de Choque e do 16º Batalhão de Polícia Militar, além de cem carros, dois caminhões, 28 motocicletas, oito cães, 60 cavalos e um helicóptero Águia.

O objetivo da polícia é controlar toda a área da favela, que foi mapeada de acordo com os pontos de maior incidência criminal, informou a Secretaria de Segurança Pública. Haverá bloqueios em 12 pontos e serão feitas ações de rondas ostensivas com motocicletas.