sexta-feira, 23 de maio de 2014

Estudantes são detidos após tentarem furtar cone de base da PM em Ribeirão Preto




Cinco estudantes foram detidos nesta sexta-feira (23) após tentarem furtar um cone da base da Polícia Militar do bairro Lagoinha, zona leste de Ribeirão Preto (SP). De acordo com a PM, os jovens são da cidade de São Carlos (SP) e participavam de uma festa. O teste do bafômetro comprovou, ainda segundo a PM, que o motorista estava alcoolizado.

De acordo com o cabo da PM Norberto Faccioli, os estudantes passavam em frente à base da PM quando fizeram uma manobra brusca e pararam em frente ao local. "Assim que o condutor parou o veículo, um passageiro desceu do carro e retirou o cone que estava em frente à base. Nesse momento, enquadrei o veículo. Quando eles desceram, já era perceptível que estavam todos embriagados", afirma.

O motorista do carro, Gustavo Morraburguer, foi submetido ao teste de bafômetro, que constatou a embriaguez. Os cinco estudantes foram então levados à Central de Flagrantes, onde foi arbitrada fiança de R$ 1 mil ao condutor, que pagou o valor e foi liberado. O veículo do jovem, no entanto, ficou apreendido.

Morraburguer disse que é estudante de engenharia e estava em Ribeirão Preto com os colegas para uma festa. "Estava indo para a casa da minha namorada, íamos dormir lá. Mas no caminho, vimos o cone. Na hora que eu vi que era uma base policial, o PM já chegou armado. Peguei o carro, desliguei e saí fora. Fomos pegos embriagados, assumi o risco, sei dos meus atos e vou ter que responder por isso. Peguei até trauma de cone. Cone nunca mais", disse.


PM usa cão farejador e localiza droga escondida em chuveiro em Piracicaba




A Polícia Militar apreendeu cocaína e maconha escondidas em um chuveiro dentro de uma casa no bairro Jardim São Paulo, em Piracicaba (SP). As drogas foram encontradas com a ajuda de um cão farejador na tarde desta sexta-feira (23) após denúncia de tráfico. Duas pessoas foram detidas, uma dona de casa de 63 anos e um rapaz de 16 anos, mas a PM suspeita que os entorpecentes pertençam a um neto da mulher, que não foi encontrado no local.

Os militares relataram que chegaram ao local por volta de 15h e foram autorizados pela dona de casa a revistarem o imóvel. Um cão da raça pastor alemão identificou o esconderijo. O chuveiro estava oco, sem resistência e fiação elétrica, mas instalado na parede de um dos banheiros. Pela quantidade apreendida, o caso foi registrado pela Polícia Civil no início da noite desta sexta-feira como tráfico de entorpecentes.


Policias recebem treinamento do FBI para Controle de Distúrbios Civis




Polícias militares e civis participaram do Curso de Controle de Distúrbios Civis, que foi realizado de segunda-feira (19) a sexta (23) pelo Federal Bureau Of Investigation (FBI) na sede do 3º Batalhão de Choque. Esse curso oferece uma visão geral sobre o uso de força tática móvel e o controle de distúrbios civis.

No total, foram treinados 25 policiais militares e 25 policiais civis. Os instrutores do curso foram os agentes do FBI Brian Hartsfield, Michael Anton, Greg Wing, Keith Morrison e Timothy Gutierrez.

As aulas abordaram os seguintes temas: diferenças entre a gestão e o controle de multidões, distúrbios civis, estratégias de gestão, planejamento operacional, uso da força, tomada de decisões, relação com a mídia, o uso da inteligência e de informações que possam auxiliar na identificação de possíveis atos e atores de vandalismo.

A iniciativa faz parte de uma parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com a Seção de Assuntos Internacionais de Narcóticos, Justiça e Segurança (INL), do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça.