quarta-feira, 25 de abril de 2012

Busca manual no Twitter e Facebook é arma policial em SP contra torcidas


No Decradi, imagem de torcedor monitorado em tela de computador usado em rastreamento (Foto: Kléber Tomaz/G1)Polícia Civil admite 'ponto cego' e tem dez agentes para vigiar torcedores.
Militar conta que faz teste de software para monitorar tags nas redes sociais.
 
O campo de busca no Twitter e no Facebook ainda são as armas básicas das polícias Civil e Militar para identificar possíveis confrontos marcados por torcidas organizadas em São Paulo. Além das pesquisas manuais nos próprios sites, cada polícia conta com estratégia particular e um tipo de banco de dados próprio para monitorar torcedores envolvidos em crimes no estado.

Em 25 de março, corintianos e palmeirenses usaram o Twitter para agendar uma briga na Avenida Inajar de Souza, na Zona Norte. Dois palmeirenses morreram no conflito, supostamente em ação marcada para vingar a morte de um corintiano ocorrida em 2011. Doze pessoas estão presas suspeitas de envolvimento nesses três homicídios

Os policiais civis e militares não haviam detectado nenhuma mensagem sobre essa briga e foram surpreendidos. A delegada Margarette Barreto, que coordenou a Decradi até o dia 4 de abril, afirmou que a delegacia ainda não dispunha de equipamento e pessoal para rastrear toda a rede mundial de computadores. "Para melhorar esse monitoramento é preciso mais pessoas infiltradas nas torcidas e mais equipamentos. Só assim vamos diminuir esse ponto cego”, afirmou Margarette Barreto antes de tirar licença.

O coronel Alvaro Camilo, que comandou a Polícia Militar de São Paulo, até o início deste mês, também havia dito em entrevista coletiva no fim de março que as redes sociais são monitoradas constantemente. “[Mas] nem sempre você pega tudo”, afirmou. Apesar disso, ele considerou que não houve falhas da PM no monitoramento.

Protesto de médicos causa lentidão na Avenida Paulista




Uma manifestação de médicos causou lentidão na Avenida Paulista na manhã desta quarta-feira (25). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o grupo se concentrou na esquina com a Rua Augusta até por volta das, ocupando a calçada e uma faixa da direita do sentido Consolação. Segundo a Polícia Militar, o protesto reuniu cerca de 500 pessoas.
manifestação de médicos pretende alertar população sobre os conflitos da categoria com os planos de saúde (Foto: Carlos Oliveira/G1)Segundo a CET, uma operação para represar os veículos na Rua Estela e na Rua Vergueiro foi montada para evitar grandes congestionamentos na região. Às 12h, a operação já havia sido finalizada. os motoristas chegaram a enfrentar 2 km de filas na Avenida Paulista no horário, no sentido Consolação, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Augusta.
A mobilização, denominada Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, prevê a caminhada pela avenida e também atendimento ao público. O protesto pretende alertar a população sobre conflitos da categoria com os planos de saúde, tanto na questão da remuneração, quanto na valorização do trabalho médico. No período da tarde, os profissionais atendiam a população em estandes montados no Conjunto Nacional.

Famílias confirmam que corpos são dos cinco jovens achados na Bahia



Os corpos dos cinco jovens que estavam desaparecidos há cinco dias durante viagem que partiu do Espírito Santo foram reconhecidos nesta quarta-feira (25) pelos familiares no Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, de acordo com a órgão.
Carro de jovens desaparecidos encontrado em rio da BA (Foto: PRF/Divulgação)
Carro de jovens desaparecidos foi encontrado dentro do
Rio Mucuri, na Bahia
André Galão, 28 anos, e Marlonn Amaral, 21 anos, foram os primeiros com identidades certificadas por parentes.Os procedimentos de necropsia e reconhecimento das três jovens também foram concluídos pouco antes de meio-dia; são elas Izadora Ribeiro, 21 anos, Rosaflor Oliveira, 24 anos, e Amanda Oliveira, 24 anos.  Por volta das 13h, os corpos das vítimas estão sendo liberados pelo órgão; o destino de cada um será definido pelas famílias.



Segundo o IML, todos os cinco jovens já se apresentavam em decomposição pelo tempo extenso que permaneceram sem socorro depois do acidente. No entanto, o órgão diz que as famílias conseguiram perceber características físicas em cada uma das vítimas. Apenas um rapaz foi reconhecido pelo documento de identidade.



Segundo o IML, todos os cinco jovens já se apresentavam em decomposição pelo tempo extenso que permaneceram sem socorro depois do acidente. No entanto, o órgão diz que as famílias conseguiram perceber características físicas em cada uma das vítimas. Apenas um rapaz foi reconhecido pelo documento de identidade.
Objetos de jovens universitários Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Malas foram localizadas no veículo pelas equipes de
resgate
A perícia informa que há suspeita de que o acidente teria ocorrido no mesmo dia em que eles partiram do Espírito Santo, na sexta-feira (20). O carro com os jovens só foi encontrado pela equipe de resgate cinco dias depois, na noite de terça-feira (24), dentro do Rio Mucuri, que passa na cidade homônima. O grupo saiu do Espírito Santos para a cidade de Prado, na Bahia, e, até o momento, a perícia acredita que os jovens tenha se envolvido em um acidente de carro. Quatro deles foram encontrados dentro do veículo, modelo Punto, e um deles estava deitado na vegetação do local na noite do resgate.
FONTE: G1.COM.BR