quarta-feira, 22 de junho de 2011

Inverno começa com calor e máxima de 26 ºC em SP

22/06/2011.


DE SÃO PAULO.



Chuvas fortes, neblina, geada e baixa umidade do ar
 são esperados na estação

Luiz Guarnieri/AE

Amanhecer visto do bairro da Liberdade nesta 
terça-feira (21). Inverno começa com sol em SP
 inverno começa oficialmente nesta terça-feira (21) em todo o país. Em São Paulo, porém, a estação se inicia com temperaturas altas e calor ao longo do dia. De acordo com Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura, a previsão é de baixa umidade no ar, característica da estação.
- A previsão é de que, logo nesta terça-feira, a umidade permaneça baixa, em torno dos 35%, e as temperaturas oscilem entre 13,0°C e 26,0°C.
O CGE informou que o inverno será marcado por poucas chuvas, provocadas quase sempre pela passagem de frentes frias, que podem causar eventualmente chuvas fortes e generalizadas. Segundo o órgão, esse mesmo fenômeno também é responsável por geadas, principalmente nas regiões serranas.
A inversão térmica, condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe à outra de ar frio, também é muito frequente no inverno. De acordo com Nazário, neblina e nevoeiros podem sem causadas por essa inversão.
- Essa condição de tempo é extremamente prejudicial ao tráfego aéreo, causando interrupções em pousos e decolagens. Também reduz a visibilidade nas estradas, elevando o potencial para acidentes automobilísticos.
A estação também é responsável por queda dos níveis dos índices de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. O órgão avisa que muitas vezes os valores chegam a ficar abaixo dos 30%, o que contribui para a concentração de poluição no ar, prejudicando a saúde das pessoas e aumentando o potencial para incêndios em pastagens à beira de rodovias, florestas e parques.


FONTE: R7.COM


http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/inverno-comeca-com-calor-e-maxima-de-26-c-em-sp-20110621.html

Nenhum comentário: