quarta-feira, 14 de março de 2012

Problema nas linhas 1 e 3 do metrô afetou 165 mil pessoas em SP

  FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO 



A assessoria do Metrô informou na tarde desta quarta-feira que o problema registrado na manhã de hoje, nas linhas 1-azul e 3-vermelha afetaram cerca de 165 mil pessoas em São Paulo. A falha causou lotações nas plataformas e algumas catracas chegaram a ser fechadas para evitar tumultos.


Segundo o balanço do metrô, 100 mil pessoas foram afetadas pelo problema na linha 3-vermelha e 65 mil na linha 1-azul. A linha 5-lilás também trafegou com velocidade reduzida durante a manhã, mas foi em decorrência de um problema na linha 9-esmeralda da CPTM, que tem uma interligação com o metrô.



Leitor flagra plataforma da estação Sé do metrô lotada no embarque da linha 1-azul, sentido Jabaquara
Leitor flagra plataforma da estação Sé do metrô lotada no embarque da linha 1-azul, sentido Jabaquara

O problema no metrô começou por volta das 6h40, quando um trem que passava pela estação Pedro 2º, na linha 3-vermelha, no sentido Barra Funda, teve um problema no sistema pneumático, o que afetou o sistema de portas, freios, entre outros. A informação é da assessoria do Metrô.


Com o problema, o trem teve que ser esvaziado e levado para a manutenção. As demais composições da linha tiveram que trafegar com velocidade reduzida e maior tempo de parada até as 7h21. Na linha 1-azul, o metrô também implantou a operação com velocidade reduzida para evitar lotações em plataformas.


Ainda na linha 1-azul, uma falha de tração entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz fez com que as composições de toda a linha voltassem a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as 7h39 e as 8h03.


A composição com problema seguia sentido Jabaquara e também teve de ser esvaziada na estação Santa Cruz e retirada de circulação para manutenção.


Na CPTM, houve um problema no sistema de energia que fez com que os trens passassem a circular em apenas uma via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. Com isso, a velocidade das composições foi reduzida em toda a linha, o que provocou lotações.


A CPTM ainda não tinha um levantamento de pessoas afetadas pelo problema até o início da tarde.

Vagão lotado na estação Sé do metrô, no sentido Barra Funda, após problema que afetou circulação de trens
Vagão lotado na estação Sé do metrô, no sentido Barra Funda, após problema que afetou circulação de trens

Nenhum comentário: