quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Polícia na Rua. "Tropa de Choque".

10/11/2011. ENVIE SUA DENÚNCIA PARA: brasilurgente1@hotmail.com.br


Tropa de Choque da Polícia Militar tem novo comandante.
Cel. César Augusto Franco Morelli é o novo comandanteCel. César Augusto Franco Morelli é o novo comandante

Cel. César Augusto Franco Morelli é o novo comandante.

O coronel César Augusto Franco Morelli é o novo comandante do Policiamento de Choque da Polícia Militar. O oficial assumiu o cargo na tarde desta terça-feira (08), em cerimônia realizada na sede da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), no bairro da Luz, Centro da capital. Morelli assume o posto deixado pelo coronel Maércio Ananias Batista, que estava há mais de um ano à frente do Comando de Policiamento de Choque (CPChq).

Participaram da cerimônia o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo.

Desocupação na USP

O trabalho do novo comandante já teve início na prática. Na manhã de terça-feira (08), o coronel Morelli esteve à frente da tropa que atuou na desocupação do prédio da reitoria da USP. A operação foi considerada um sucesso, já que a ordem judicial foi cumprida sem a necessidade de nenhum disparo, e nenhum policial ou estudante saiu ferido.

Currículo

O novo comandante do Choque tem 51 anos, 32 deles dedicados à polícia. Com passagens pela Rota e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), Morelli já esteve à frente da Polícia Militar de Guarulhos e Osasco. Antes de assumir o Choque, era o subcomandante da PM na região de Sorocaba.

Morelli comandará uma tropa de 3.244 policiais distribuídos em unidades especializadas, como a Cavalaria, Canil, Rota e Gate. Fazem parte da rotina dos policiais do Choque atividades como escolta de presos, torcidas, delegações e autoridades, policiamento em shows e partidas de futebol e controle de distúrbios civis. O Comando de Policiamento de Choque foi regulamentado em 1979.

Produtividade em 2011

Até novembro deste ano, o CPChq foi responsável pela apreensão de 416 armas de fogo, 8.838 munições, 767 prisões em flagrante por tráfico e 169 por porte ilegal de arma. Os policiais do Choque também recapturaram 547 foragidos e vistoriaram, entre carros e motos, 40.529 veículos.

Nenhum comentário: